29 janeiro 2015

Estilos e Subculturas: Steampunk


Olá galera!
Há muito tempo eu fiz um post sobre Estilos, e falei sobre Pastel Goth, caso vocês queiram ver, cliquem AQUI!
E hoje estou de volta para fazer um post muito bacana sobre o estilo Steampunk. Vocês já conhecem? Não?! Então vem conhecer!

O Steampunk é um subgênero da ficção científica que ganhou força no final de 1980.
Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os objetos tecnológicos foram criados mais cedo do que na história real (exemplo: computadores de madeira, aviões movidos à vapor...)
O movimento Steampunk nasceu na literatura e rapidamente conquistou outras mídias e um grande número de aspectos.
"Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época." (Via Wikipedia)



Visual Steampunk:

O Steampunk tem grande influência nas Eras Georgiana e Vitoriana.
A Era Georgiana trazia vestidos marcados abaixo dos seios, uso do corset, e saias cheias e armadas, para as mulheres. Já para os homens, a cartola era essencial, assim como fraques por cima de camisas de gola alta e calças coladas por dentro de botas.
Já a Era Vitoriana trazia vestidos mais fechados, porém com troncos marcados por corsets e saias mais justas na frente, com o uso de anquinhas para ressaltar a parte de trás dos quadris. E os homens usavam coletes, capas, gravatas, fraques acinturados e, claro, cartolas!
Mas, voltando ao Steampunk...
 O mais importante para montar um visual Steampunk é a criatividade. Tomando por base roupas inspiradas nas duas Eras acima, usam-se acessórios para complementar o visual.
Os acessórios vão de fivelas, rebites e engrenagens à cintos de utilidades com armas, binóculos e outras diversas engenhocas.


Um fator importante para a criação do visual Steampunk é pensar o que você deseja passar. Você será um inventor, um aventureiro, um mercenário ou, quem sabe,  um cientista? Então escolha os acessórios e faça combinações que mostrem qual personagem você está representando.

Acessórios:
Como já disse, o Steampunk tem uma vasta quantidade de acessórios e "bugigangas" diferentes, então existem muitas opções para muitos gostos!
O melhor de tudo, é que muitos dos acessórios podem ser produzidos por vocês mesmos, ou seja, podem ser exatamente como vocês desejam.
Os acessórios mais famosos são os goggles (óculos de proteção), armas a laser, partes mecânicas no corpo e asas de metal.Tudo feito em ouro envelhecido e com muitas engrenagens!






Então é isso galera! Espero que vocês tenham gostado do post!
E lembrem-se: O mais importante na hora se criar seu visual Steampunk, é a criatividade.
Me contem aí nos comentários se vocês usariam este estilo ^^ E aguardem os próximos posts pois teremos muitas novidades!

Muitos beijos
Beatriz Cristina

7 comentários:

  1. Acho lindo,mas não sei se usaria :s

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns acessórios ou para eventos eu usaria sim, mas para o dia-a-dia eu também não usaria não hihi

      Excluir
  2. Hey! Nossa, há uns 2 ou 3 anos eu fiz um post sobre esse estilo lá no Hiper Friends :) Adoro ver os detalhes das imagens, dos acessórios e das roupas, dá uma ideia de 'viagem no tempo' e anacronismo, temáticas que eu adoro. Se eu fosse fazer um cosplay desse estilo iria querer ser uma cientista xD
    Bj!
    komanoesifioni.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente adoro o Steampunk, vou passar lá no seu blog para procurar sua postagem sobre :3 Eu estou montando um cosplay no estilo, serei uma espécie de mercenária, com armas, faquinhas e tudo mais :3

      Excluir
  3. Adorei o post, amo cosplay. Um beijo

    www.cerejasemneve.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...